sábado, 16 de julho de 2011

“Entre no Seminário para ser santo. Ser padre é uma consequência!”

Pe. Eduardo Braga ao refletir com os seminaristas no “Nordestão” do RENASEM


Assessoria de Comunicação do "Nordestão", com Ministério de Comunicação Social da RCCPI


O pregador oficial do “Nordestão” do RENASEM 2011, em Teresina, Pe. Eduardo Braga (Pe. Dudu) munido da Sagrada Escritura e de documentos do Magistério da Igreja, discorreu o tema proposto: “Por causa de Tua Palavra, lançaremos as redes” (cf. Lc 5,5). A princípio, citando o Papa Bento XVI na Exortação Apostólica Verbum Domini, disse que “toda a realidade nasce da Palavra”. O sacerdote quis mostrar que tudo emana do Verbo, da Palavra, que é Cristo. E como Jesus, em comunhão com o Pai e o Espírito Santo forma um só Deus, então, pode-se dizer que a realidade também nasce do Espírito Santo, que provém do Pai e do Filho. No intuito de fazer entender essa Palavra que impulsiona mais uma vez o lançar as redes, Pe. Dudu assim falou: “A Palavra de Deus é a banda larga e o GPS de nossos tempos”, isto é, devemos estar conectados Nele. 

O único caminho para tal realização exige quatro passos: primeiro, o acreditar; segundo, o escutar; terceiro, o decidir; quarto, o seguir. Daí o chamamento vocacional. Vocação é um chamado, não nosso, mas de Cristo que exige de nós esses passos. “Cada vocação é um acontecimento de eleição e o RENASEM nasceu para confirmar nossa vocação na fé. Entre no Seminário para ser santo. Ser padre é uma consequência. E mais: nesses últimos tempos só vai permanecer no Seminário quem for todo de Deus”, enfatizou profeticamente.


Ainda sobre a intimidade que todo seminarista deve ter com o Cristo, Palavra Eterna do Pai, exortou: “o único direito que o padre deve ter é amar a Jesus Cristo. Por isso São Cura D’Ars dizia que o ‘sacerdócio é o amor do Coração de Jesus’. Amados, jamais compreenderemos por completo esse amor. Devemos ser amigos de Cristo e amá-Lo sem medida, pois quem quiser ser amigo do mundo será inimigo de Deus. Não se projete a si mesmo, nem se configure ao mundo, mas ao Coração de Nosso Senhor Jesus Cristo. O sacerdote é outro Cristo, ele age in persona Christi porque é amigo de Cristo”.


Por fim, “o Seminário é como que uma sementeira, e a Igreja vos olha com muita esperança. Quem disse sim uma vez não pode voltar atrás”. O sacerdote encerrou a reflexão, parafraseando uma música, em oração, cantando “quero anunciar a minha vocação que Jesus é o meu Senhor”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário